Breve História do Piano




O piano, é um instrumento musical de tecla percutida, pertencente à família das cordas. Durante centenas de anos, o piano passou por vários processos de aperfeiçoamento até chegar ao atual estado de quase perfeição que conhecemos, isto porque ainda hoje se fazem experiências com a intenção de melhorar e atingir o instrumento ideal.

Por volta do ano 1709, o construtor de cravos e responsável pelos instrumentos musicais da corte dos Médici em Florença, "Bartolomeu Cristofori", tinha concluído o fabrico de pelo menos um destes instrumentos, a qual deu o nome de "Gravicembalo col piano e forte", que significa "Cravo com som piano(suave) e forte", daí derivam as palavras "piano-forte" e, mais tarde "piano".

A estrutura do piano é semelhante à do cravo mas o mecanismo é completamente diferente.

Enquanto as cordas do cravo são beliscadas por bicos de penas, o piano tem as suas cordas percutidas por martelos revestidos em pele(couro) nos seus primeiros modelos que mais tarde passariam a ser revestidas por feltro,e com a ajuda do "escape"(peça de madeira que permite que o martelo escape da corda pouco antes de lhe tocar e devido ao impulso dado pela tecla acaba por tocar e voltar imediatamente à sua posição de origem) deu a possibilidade da dinâmica poder variar de acordo com o toque do executante, isso dá ao piano um enorme poder de expressão,o que o colocou numa grande vantagem em relação ao cravo, que não possuía tais potencialidades, abrindo assim o caminho para uma série de novas possibilidades.

Um outro antecessor do piano, foi o clavicórdio. Este instrumento já possuía algumas das características do piano, as cordas eram percutidas  
através de lâminas de metal chamadas tangentes, em vez de martelos revestidos a feltro.
O volume podia ser alterado consoante a pressão exercida pelos dedos. Mas o som do clavicórdio era demasiado suave, de tal forma que só viria a ser utilizado para praticar ou executar formas intimistas de música.

No início poucos foram os adeptos da invenção de Cristofori,que acabaria por ter aceitação conforme o piano-forte foi sendo aperfeiçoado. 

Maffei, um escritor da época, escreveu um artigo mencionando maravilhas do novo instrumento, após ter feito uma visita à oficina de Cristofori.
Esse mesmo artigo, apareceu mais tarde, em 1725 traduzido em alemão, que acabou por despertar a atenção e inspirar outros construtores, como Silbermann a construírem os seus próprios instrumentos.

Gottfried Silbermann foi o primeiro construtor alemão, seguindo-lhe os passos os seus alunos Zumpe e Stein.

J.S. Bach, nos inicios da década de 1740, não aprovou um primeiro modelo construído por G. Silbermann, contudo, posteriormente voltou a tocar num instrumento desse mesmo construtor e acabou por elogiar as suas qualidades publicamente.

Durante o séc.XVIII, muitas famílias na Europa dedicaram-se à construção de pianos, cada uma delas elaborando os seus próprios modelos e modificando o projeto original de Cristofori.


Esse ambiente competitivo, originou grandiosos progressos no piano-forte, até que por volta de 1770, o aluno de Silbermann, "Johann Andreas Stein"(1728-1792)tinha aperfeiçoado significativamente o mecanismo de escape criado por Cristofori, o que viria facilitar a rápida repetição das notas.

Dez anos depois, a escola inglesa de construção de pianos, dirigida por John Broadwood, conseguiu fortalecer em modo geral o instrumento. 
Em 1818, um francês de nome Sébastien Erard criou o mecanismo de duplo escape utilizado até hoje.

Esses aperfeiçoamentos,ainda nos finais do século XVIII, provocava um súbito aumento de popularidade do instrumento. Mozart que viveu nessa época, tocava cravo quando rapaz, mas na altura do seu falecimento, em 1791, tinha apenas 35 anos, o piano tinha-se tornado o instrumento de teclado mais importante em toda a Europa. 


A música começou a sair dos ambientes palacianos e a invadir as salas de concerto. Inevitavelmente o piano-forte tomou decisivamente o lugar do cravo, ficando este reservado a espaços mais pequenos devido ao seu som mais intimista. 

À medida que o instrumento evoluía, incitava cada vez mais os compositores a escrever música para piano.

continua...

   





Sem comentários:

Enviar um comentário